terça-feira, 15 de novembro de 2011

Você sabe curtir?

Acho engraçado ver pessoas que planejam uma super ultra viagem internacional. Gastam uma grana com isso, mas sempre volta reclamando de alguma coisa.
Também é interessante olhar pessoas que estão sempre viajando – seja aqui em terras tupiniquins, ou desfilando seu "tupiniquinglish" no exterior – e mesmo assim, toda viagem que faz é ruim e cheia de defeitos.
Honestamente, acho que quanto mais algumas pessoas têm (financeiramente falando), mais elas também têm para reclamar. O que para alguns seria um sonho de vida realizado, para outros é sempre uma tribulação.
Nem sempre algo ruim aconteceu no passeio. Muitas vezes, foi o simples fato da pessoa estar desanimada ou não estar curtindo de maneira legal aquele momento.
De qualquer forma, sempre tem uma reclamação.
Já viajei bastante, mas não tanto quanto algumas pessoas. Também não sou um cara com um histórico de visitas internacionais, por enquanto, o meu histórico ainda é curto.Mas aprendi uma coisa: o curtir e a diversão está dentro de cada um independente de onde você estiver.

Fico mais impressionado em ver pessoas que se divertem com a maior facilidade indo para uma injustiçada Praia Grande, com sua fama de brega (cidade do litoral sul paulista que recebe essa fama por ser de mais fácil acesso para pessoas de menor condições financeiras), do que com pessoas cheias de condições financeiras que voltam de viagens fantásticas, mas sempre cheias de lamúrias e tristezas.

Eu, minha esposa e nossas filhas, adoramos "bater perna". Vivemos de passeios baratos onde podemos nos divertir. Mesmo que esses passeios não passem de uma visita num jardim botânico ou numa padaria legal para tomar um café. Mais importante do que estarmos no lugar é o fato de estarmos juntos.
Um passeio ultra simples – que nem poderia ser chamado de passeio, pois fica perto de nossa casa – foi levar as meninas na entrada da Base da Polícia Florestal na Serra do Japi (área de preservação ambiental de Mata Atlântica). O que minha filha mais velha mais gostou naquele passeio, foi tomar a água que descia da cachoeira. Ela entendeu que o curtir e o se divertir estava dentro dela, não na beleza ou na fama do lugar.

Certamente, se a maioria das pessoas conseguissem olhar para si próprias e agradecer a Deus o fato de terem chances na vida para relaxar, deixariam de ver defeito em tudo e saberiam que a vida é um lugar muito melhor quando reclamamos menos.

Saber curtir não é para quem tem dinheiro, é para quem sabe viver.

2 comentários:

  1. Cara, me identifiquei muito com seu texto!
    Exatamente isso que compartilho com minha namorada e minha família... Às vezes uma ida ao supermercado pode ser divertido. E tudo depende do seu estado de espírito, sua disposição para curtir, como foi muito bem colocado por vc...
    Parabéns pelas músicas e pelos textos!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Apoiado, meu caro!

    ResponderExcluir

Atenção: comente de maneira honesta, construtiva e sem idiotices.